segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Desidratação do açúcar



O ácido sulfúrico concentrado é capaz de desidratar o açúcar, isso é, ele consegue retirar água da molécula de açúcar (sacarose) sobrando apenas o carvão (carbono) de acordo com a equação: 


C12H22O11(s) -->12C(s) + 11H2O(l)
(sacarose)  (carvão) + Água

Esse processo é exotérmico e além de calor libera vapores tóxicos, portanto deve ser feito por pessoas que conheçam as normas de segurança e em um local próprio, capela (exaustor) ou lugar bem arejado.


A reação produz uma cor amarelada que passa pelo marrom até ficar com uma coloração bem escura.


Material e reagentes
Recipiente vidro ( copo)
Açúcar
Ácido sulfúrico concentrado
Colher de sopa

Procedimento experimental
1- Num recipiente de vidro, colocar açúcar até metade da sua capacidade.
2- Adicionar ácido sulfúrico concentrado ao açúcar até o cobrir. (MUITO CUIDADO).
3- Com a ajuda de uma vareta, misturar bem o ácido com o açúcar. Após 2 minutos, a mistura muda de cor, para preto, e expande-se para fora do recipiente de vidro, acompanhado de aumento de temperatura, libertação de óxidos de enxofre e vapor de água e um cheiro intenso a açúcar queimado.
  

* Utiliza-se o ácido sulfurico concentrado porque ele tem poder desidratante, ao contrário do ácido diluído que possui apenas caráter de acido forte e não tem poder desidratante. A afinidade do ácido sulfúrico por água é tanta que o ácido tomará átomos de hidrogênio e oxigênio de outros compostos; por exemplo, a mistura de açúcar e ácido sulfúrico forma carbono elementar e água, que é absorvida pelo ácido.

7 comentários: