domingo, 11 de dezembro de 2011

Tensão Superficial dos Líquidos




A tensão superficial é uma camada na superfície do líquido que faz com que sua superfície se comporte como uma membrana elástica que não deixa o objeto adentrar, ou seja, afundar.
Isso ocorre devido as moléculas da água, por exemplo, que interagem entre si. As moléculas que estão no interior do líquido interagem com as demais em todas as direções ( em cima, em baixo, dos lados e nas diagonais), já as que estão na superfície só interagem com as moléculas que estão dentro do líquido.
O resultado disso é que essa interação, só com as moléculas do lado de dentro, faz surgir uma tensão, exercendo uma força sobre  superfície, para poder compensar essa tensão. Essa "força" é tensão superficial dos líquidos


Experiência


Objetivo: Observar através de métodos experimentais a tensão superficial dos líquidos e o momento que ela é rompida por substâncias surfactantes


Materiais:


Vasilha de plástico
Leite
Detergente
Palito
Corantes alimentares de várias cores
Clips ou agulha
Água
Prato fundo


Experiência 1: 
Coloque um pouco é de água em um prato fundo e espere até que a mesma fique bem parada. Jogue cuidadosamente por cima da água um clips ou agulha e observe.
Molhe a ponta do palito com detergente e com cuidado encoste a ponta do palito com detergente próximo do clips ou agulha e observe.


Experiência 2: 




Coloque em uma vasilha um pouco de leite e deixe-o em repouso. Com cuidado, pingue gotas de corante de cores diferentes de maneira que os corantes não se misturem.
Coloque a ponta do palito no detergente e encoste com cuidado no meio de cada corante que foi adicionado na vasilha com leite. Observe.




Em seguida pode ir passeando com o palito pelo prato e observar o que acontece com as cores ou simplesmente coloque gotas de detergente no meio dos corantes








APRENDENDO


No experimento 1 para que algum objeto afunde na água, primeiro ele precisa romper a superfície. Por causa da tensão superficial, a superfície da água fica mais resistente. A agulha estava flutuando por causa da tensão superficial, que aguenta o peso da agulha. Mas, quando misturamos detergente na água, diminui a tensão superficial, que não aguenta o peso da agulha e a agulha afunda.




No experimento 2 
O leite é essencialmente constituído por água, mas também possui proteínas e gorduras. Quando colocamos o corante na superfície do leite, eles não se misturam, onde cada corante forma uma mancha separada da outra. Isso acontece porque a densidade dos corantes é menor que a do leite.
No momento em que colocamos o palito com detergente nos corantes, eles parecem explodir.
Isso acontece porque o detergente quebra a ligação entre as gorduras e proteínas e enfraquece a tensão superficial do leite, fazendo as gorduras se movimentarem e arrastarem as moléculas dos corantes, gerando assim o aspecto característico da experiência.







Nenhum comentário:

Postar um comentário