terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Extração caseira do DNA do morango



Todos os organismos vivos armazenam todas as suas informações genéticas codificadas e contidas nos ácidos nucléicos ( DNA). A molécula de DNA é conhecida como a molécula da hereditariedade, pois dentro dela estão contidas todas as informações genéticas das quais o novo indivíduo necessita para ser formado.
O DNA é uma molécula por duas cadeias na forma de uma dupla hélice. 
Essas cadeias são constituídas por um açucar ( desoxirribose), um grupo fosfato e uma base nitrogenada ( T timina, A adenina, C citosina ou G guanina).
EXPERIMENTO





APRENDENDO


FUNÇÃO DE CADA MATERIAL UTILIZADO


PORQUE MACERAR ?

O morango precisa ser macerado para que os produtos químicos utilizados para a extração 
cheguem mais facilmente em todas as suas células

SAL: A adição do sal proporciona ao DNA um ambiente adequado. O sal contribui com íons positivos que neutralizam a carga negativa do DNA.


DETERGENTE: O detergente afeta as membranas porque elas são formadas por lipídeos. Com a ruptura das membranas o conteúdo celular, incluindo as proteínas e o DNA, soltam -se e dispersam-se na solução. A função de algumas dessas proteínas é manter o DNA enrolado numa espiral muito apertada


ÁLCOOL: Ao colocar o álcool na solução de extração misturada com o morango, foi possível observar a precipitação da fita de DNA, isso ocorreu devido ao fato de a proteína DNA ser insolúvel em álcool, ou seja, ela não se dissolve no álcool, tornando possível a visualização. O DNA é menos denso que a água e a mistura aquosa dos restos celulares.


*A molécula de DNA pode ser extremamente longa, mas seu diâmetro é de apenas 2 nanômetros, visível apenas em microscopia eletrônica. Assim sendo, o que se vê após a precipitação é um  emaranhado formado por milhares de moléculas de DNA.

3 comentários:

  1. muito bom´!!! porem nao achei muito claro a difinição do porquê macerar ;((

    ResponderExcluir
  2. Muito bom... sempre faço em sala de aula com meus alunos, sobre a maceração, é o processo de separação mecânica das moléculas de DNA, por meio da maceração que se rompe as primeiras barreira (Membrana plasmática e membrana nuclear)para a exposição do DNA, depois o que fazemos é a conservação e precipitação do mesmo, nos outros processos.

    ResponderExcluir